Tokyo in April Is

Tokyo in April is: a vida real entre o amor e questões sociais, uma representação crua do que é ter sua dignidade arrancada

Tokyo in April is é um BL japonês adaptado da série manga “4-gatsu no Tokyo wa” que leva os espectadores a uma jornada intensa e sensível ━ Kazuma, um novo funcionário que voltou dos Estados Unidos para Tóquio, e que acaba encontrando, inesperadamente, Ren, um amigo de colégio que atualmente é designer sênior da empresa.

Esse foi o primeiro encontro deles desde o rompimento repentino no último ano do ensino médio, dez anos atrás. Ren foi o melhor amigo de Kazuma e seu primeiro amor, também. Apesar de estarem muito felizes pelo reencontro, Ren evita naturalmente o assunto de como eles se conheceram e age como um ex-colega de classe casual. No entanto, uma noite, os dois se aproximam de uma maneira inesperada.

Tokyo in April Is
Imagem: MBS

Desenvolvimento de Tokyo in April is

Tokyo in April is mostra com maestria a relação das questões sociais com a complexidade do romance. Explora sem medo os temas da pressão dos pais em uma sociedade conservadora, a objetificação e exploração das mulheres, a impunidade dos perpetradores apesar das acusações, e a redução do estigma da homossexualidade a mera imoralidade.

Além de tudo, aborda sexo na adolescência (exploração por pessoas mais velhas), depressão e automutilação. Essa história realmente retrata uma fatia da vida, com temas extremamente importantes e que devem ser discutidos o tempo todo.

Uma história com personagens complexos que carregam uma montanha-russa de sentimentos. Ren e Kazuma se conheceram muito jovens, dois jovens que perderam a virgindade um com o outro no ensino médio, o que os levou a uma jornada de muitos traumas e desencontros. O mundo parecia estar contra eles. Eles possuem uma conexão linda e comovente.

O drama conta com uma imersão que equilibra sentimentos passados com emoções presentes. A história é contada de maneira não linear, sendo sutil e poética. Tokyo in April is conecta perfeitamente a ligação que existia entre a relação de Ren e Kazuma no passado com as situações que eles enfrentam no presente. É muito interessante a conexão criada entre o telespectador e os personagens, permitindo compreender todos esses sentimentos mais cruéis.

A autenticidade da conexão e das circunstâncias retratadas no relacionamento de Kazuma e Ren é incrível. A profundidade que eles infundiram em seu vínculo se estende além da mera intimidade física ou da amizade entre eles. O amor é, sem dúvida, um elemento de destaque, mas certamente acompanhado de alguns obstáculos.

Tokyo in April Is
Imagem: MBS

Desenvolvimento final

Ren é um personagem que carrega uma grande bagagem emocional. Desde muito jovem, foi obrigado a passar por situações que não condiziam com sua idade. Assim como Kazuma, que desde muito novo sempre se importou com Ren e carregava uma pressão muito grande depois de tudo que passou com ele, principalmente na família.

Ao longo dos episódios, é muito agradável enxergar o quanto ele permite que Kazuma enxergue sua camada mais crua e que possa acessar seus sentimentos mais profundos. Ambos se amam e passaram por dez anos de angústia e saudade. O amor deles mostra que a conexão vai além do toque físico, mas que o afeto não deixa de ser importante. Depois de uma longa conexão, era notável que eles se sentiam em paz, confortáveis e calmos quando se tocavam. Apesar de tudo, há um senso de compreensão.

É extremamente satisfatório ver que o casal consegue ser feliz depois de toda a situação traumática que rodeava a relação deles, sem contar a pressão familiar e social. Deixa um gosto doce presenciar momentos fofos e caseiros entre os protagonistas. Ambos se sentem em casa quando estão juntos.

Tokyo in April Is
Imagem: MBS

Atuação e os protagonistas

Quanto à atuação, é muito natural. As expressões sutis do Takamatsu Aloha (Ren) eram incríveis; ele conseguia transmitir todos os sentimentos de seu personagem. Perfeitamente escalado e capaz de encontrar o equilíbrio, pois parecia uma pessoa real com sentimentos reais, e os espectadores puderam se relacionar facilmente com ele.

A escolha do Sakurai Yuki como Kazuma também é muito acertada. Ele foi capaz de transmitir o caráter gentil de seu personagem muito bem, além de sua sincera afeição por Ren. Yuki expressou fortes emoções como Kazuma.

Além disso, Tokyo in April is brilhou na escolha dos atores mirins que representaram os personagens Kazuma e Ren quando eram mais jovens. Além de terem uma aparência similar aos atores mais velhos, Takeno Sena e Mitsunobu Jiyo foram incríveis como atores iniciantes, entregando uma ótima atuação e expressando sentimentos complexos com virtuosidade.

Tokyo in April Is
Imagem: MBS

Cinematografia e produção

A fotografia é, sem dúvidas, espetacular. Todos os ambientes eram bonitos, a paisagem era muito boa e, com certeza, trouxeram ainda mais vontade de continuar assistindo a obra.

O esquema de cores usado no BL é verdadeiramente notável. Os tons vibrantes e quentes refletem lindamente a felicidade e o contentamento experimentados por Kazuma e Ren quando estão juntos, exalando uma sensação de calor, conforto, alegria e amor. Por outro lado, a presença do azul escuro evoca sentimentos de melancolia e frieza. Neste sentido, a utilização da paleta de cores é verdadeiramente excepcional, pois capta eficazmente as emoções que as personagens buscam transmitir à medida que o cenário transita de tons mais frios para tons mais quentes.

Tokyo in April Is
Imagem: MBS

Conclusão

Tokyo in April is é a visão crua e um tanto quanto perturbadora do que é ter sua dignidade arrancada. Mas que mostra uma jornada muito bonita do que é recuperar sua própria voz e lutar por aqueles que precisam, por quem você ama e por si mesmo.

Uma experiência dolorosa, mas também muito bonita e necessária. Sem dúvidas, um drama BL que todos deveriam assistir, pela sua maestria em ter temas sensíveis muito bem trabalhados, pela química dos protagonistas e pela beleza mostrada na tela.

Anna Júlia Ferreira

Oie! Sou a Naju, tenho vinte e três anos, nutricionista, aspirante a escritora, apaixonada por cinema e suas belezas.