Há mais de dois anos a BoysLove Hub produz textos de crítica. Ao longo de todo este tempo, foram várias as análises que culminaram numa maior frequência desta atividade em 2023. Acontece que, antigamente, não tínhamos uma redação definida e tão pouco um pessoal diretamente destinado a essa área.
Sabemos que muitas páginas costumam analisar BLs, por isso a BoysLove Hub esperou o tempo necessário para desenvolver sua própria equipe de redação e assim ter uma equipe preparada, com opinião diversa e que conseguisse se dedicar exclusivamente aos textos do site.
Essa autonomia de nossos redatores foi inspirada em revistas e jornais populares ao redor do mundo, como The Guardian, Rolling Stone, NME, The Independent etc. Inclui-se neste modo, de redação independente, o site brasileiro Omelete.
O que é uma crítica?
A crítica é um gênero textual cujo autor é responsável por opinar sobre determinado tipo de arte, seja ela música, cinema, teatro, livros, etc. A crítica, claramente dizendo, é um texto parcial e subjetivo, não dita o que é verdade ou mentira, nem se trata de dizer se algo é bom ou ruim, é apenas a opinião de uma pessoa com capacidade de argumentação e com experiência sobre o assunto.
Existem inúmeras confusões sobre esse tema, quem nunca achou uma crítica injusta? Embora haja essa percepção, jamais devemos atacar ou proferir ódio contra determinado autor, pois isso simboliza uma intolerância nociva ao trabalho realizado por este e tantos outros dedicados à arte de criticar. Discordar, contrariar ou não divulgar a crítica são ações e alternativas importantes, além de ser algo maduro e tolerante, diante dessa situação.
Quais são os parâmetros de uma crítica?
Cada crítico, cada autor e cada mídia tem seu próprio parâmetro. Na BLH, consideramos importante a questão referente à experiência do autor com a obra, e o alcance que o objeto analisado tem em seu entorno. Ou seja, não analisamos um BL coreano da mesma forma que um tailandês, pois entendemos que cada país possui características próprias de produção e estilo.
Além disso, obviamente, vemos a necessidade de contemplar a proposta, as discussões e as exigências técnicas dos BLs, como direção, edição, montagem, atuações e roteiro. Sendo este um quadro geral do que qualquer site voltado para a análise audiovisual tende a focar em suas publicações.
Quem são os autores da crítica?
Para escrever uma resenha, o autor precisa ter capacidade argumentativa, experiência sobre o que pretende escrever, ou seja, ter conhecimento da arte abordada e, por último, mas não menos importante, saber escrever – dominar a linguagem cujo texto será redigido.
Na BLH, nossos autores têm isso e muito mais, pois precisam se adequar a cada momento aos nossos editoriais internos. Há também consultoria de edição e correção, feita por uma pessoa experiente na área. Então, se o autor chega até nós sem preencher um desses critérios, nós o ajudamos.
Como funciona o sistema de avaliação?
Novamente, existem vários sites que trabalham com suas críticas de forma indistintamente. Na BLH, utilizamos a classificação por estrelas, mais comum na análise de filmes e séries, utilizada por diversos veículos de mídia há muitos anos, antes mesmo das séries BL existirem, como os citados acima (The Guardian, Rolling Stone, NME, The Independent). Aqui, as estrelas são atribuídas por cada autor de acordo com a sua satisfação, sendo 5/5 estrelas o máximo e 0,5/5 (meia estrela) o mínimo.
No esquema acima, é possível perceber que uma nota 3,5, diferente do que muitos imaginam, é uma classificação positiva. Muito embora vários leitores tivessem confundido. Já notas como 2,5 e 3,0, acabam demarcando uma avaliação mista. Notas negativas, desse modo, apenas valores iguais ou menores que 2,0.
Como é o processo das críticas na BLH?
Primeiro, nossos redatores assistem aos BLs e depois, dependendo de quanto tempo sobrar, eles têm que digerir e, consequentemente, escrever sobre o que assistiram. Depois disso, o texto é enviado para nossos editores, que se encarregam de analisar, editar e corrigir o texto, seja com sugestões ou diretamente. **É importante destacar que o redator, aquela pessoa que escreve as críticas e que o público pode ver o seu perfil no site, não tem contato com a equipe de social media das redes sociais (Twitter, Instagram etc.) e afins. São equipes diferentes, com pessoas diferentes e propostas diferentes.** Este é, acima de tudo, o nosso maior diferencial de todos.
Em seu texto, o autor precisa deixar visível sua cotação — a nota que atribuiu ao BL — para que nossos editores possam verificar a origem dos fatos. As notas acima de quatro estrelas são encaminhadas para aprovação dos editores, que decidem se o BL pode ou não ser fixado na página dos mais bem avaliados do site, inspirada no modelo utilizado por Roger Erbert, crítico e roteirista de cinema.
Qual é a intenção da BLH ao produzir críticas?
A BLH viu, com base nos exemplos citados, a necessidade de produzir críticas de uma forma diferente, onde os autores são livres para estabelecer suas considerações de acordo com os parâmetros do site e de forma autônoma. Nossa intenção, portanto, atravessa o terreno da escrita por escrever.
O fato de a página ter cinco redatores demonstra sua intenção de publicar textos baseados em diferentes visões, afinal, uma resenha carrega mais do que a impressão do autor. É, antes de tudo, uma forma de expressão que corresponde à experiência e ao saber de cada um.
O que a BLH espera do público que lê as resenhas?
Mais do que respeitar os diferentes redatores, a BoysLove Hub gostaria que o público entendesse que as críticas são textos pessoais, parciais, subjetivos e que correspondem à experiência do autor, conforme mencionado anteriormente. Não faz sentido, então, atacar a página ou quem escreveu determinado texto. Opiniões diferentes sempre vão existir, e não importa a quem doa, a crítica é um texto de opinião.
Dito isso, esperamos que o público reconheça a funcionalidade de uma crítica: iluminar o caminho das pessoas diante do tipo de arte que elas consomem. Por isso é importante ler o texto ao invés de julgar uma crítica apenas pelas estrelas. Por fim, a BLH espera que mais pessoas se interessem por sua abordagem em críticas de BL, pela forma diferenciada como sua redação se comporta em relação aos objetivos do site e, principalmente, na contemplação do conteúdo boyslove.