Step By Step

Step by Step entrega diferencial, porém falha em pontos de desenvolvimento

Step by Step tem como proposta mostrar a construção lenta de um relacionamento, passo a passo, construindo sentimentos, relações de conforto e intimidade, assim como qualquer outro relacionamento comum.

A série, que é derivada de uma novel de mesmo nome, conta a história do Jeng (Man Trisanu) e Pat (Ben Bunyapol), que se conheceram de forma casual, para em seguida descobrirem que fariam parte da mesma equipe de marketing da empresa onde Jeng é herdeiro e chefe da equipe. Sendo distribuída pela WeTV, o diferencial do BL é a duração dos episódios de, aproximadamente, 70 minutos cada, nas versões sem corte.

Step By Step
Imagem: DeeHupHouse

Narrativa lenta

Como mencionado inicialmente, o título não é apenas coincidência; a proposta é de mostrar a construção gradual de uma relação amorosa, sem estereótipos ou romantismo, fugindo totalmente dos clássicos onde os protagonistas se apaixonam imediatamente um pelo outro.

Por esse motivo vemos Pat reatar um relacionamento antigo com o seu ex-namorado Put (Up Poonpat), e inicia, neste contexto, as problemáticas de voltar com o ex, enquanto Jeng dentro deste cenário busca a cura de seu coração partido. É interessante pontuar que mesmo Jeng sendo apaixonado por Pat, não faz parte de sua estratégia rondar o personagem de Ben, e por esse motivo ele não percebe que o seu chefe tem outros sentimentos além de apenas trabalho em equipe.

Um detalhe interessante são as formas de sinalizar o tempo entre os acontecimentos. O telespectador precisa ficar atento aos detalhes que mostram que a história não se passa dentro de poucos dias ou semanas, mas sim, de meses e, até mesmo, anos. Esses elementos ajudam a entender a construção narrativa e a relação dos personagens.

Step By Step
Imagem: DeeHupHouse

As problemáticas de Step by Step

O problema do BL foi exatamente a proposta dele, ou seja, a lentidão, ou melhor dizendo, a falta de aproveitamento dentro dos 70 minutos de episódio.  Muitos pontos foram deixados para se resolver no último minuto, entre eles, a relação do Jeng com o pai, que não aceita sua sexualidade já revelada há anos.

Esse relacionamento mal resolvido é um problema na relação dos protagonistas que não entregou um desfecho aceitável e, ao contrário do que se esperava, a mensagem que foi passada é de que muitos acontecimentos ainda rodam na convivência entre os três.

O casal secundário se perde na metade da série, e mesmo com grande potencial, a história de Jaab (Saint Paramee) e Jane (Wind Theerameth) não oferece o envolvimento que tinha sido proposto inicialmente e mesmo no último episódio, não sabemos o que aconteceu com o casal.

Step By Step
Imagem: DeeHupHouse

Pontos positivos

A química entre os personagens é excelente. Tanto o casal principal quanto o secundário conseguem entregar toda a dor, paixão e amor dentro de suas histórias. As relações de companheirismo também foram bem entregues e faz uma ótima releitura de amizades longas e sinceras.

A atuação de Saint se mostrou surpreendente para um ator iniciante e nos presenteou com muitas cenas cômicas. Man não ficou para trás, sendo protagonista pela primeira vez em uma série BL, o ator não teve vergonha e entregou uma excelente construção do personagem e cenas dignas de reconhecimento.

Conclusão

No geral, Step by Step foi fiel à proposta e serviu uma narrativa diferente do convencional. No entanto, apesar do grande tempo de duração, muitos pontos importantes ficaram de fora e deixaram com um ar de que não foi completamente finalizado. É uma obra que vale a pena ser assistida pelo seu diferencial.

Ycla Araujo

Hi! Meu nome é Ycla e tenho 25 anos. Sou graduada em jornalismo e levo a fotografia como hobby. Amo literatura, doramas e o meu recorde é de 128.675 minutos ouvidos no Spotify.