Nos últimos meses vem se observando o afrouxamento das medidas de proteção contra a COVID-19 em diversos países asiáticos, o que, claramente, despertou a curiosidade dos fãs das produções boyslove que são feitas nesses mesmos países e que compõem uma região bastante afetada pelo vírus.
E, apesar da flexibilização das normas de segurança que acontecem desde o ano passado, o continente asiático não ficou isento dos impactos da pandemia, que inclusive, podem ser notados até hoje, principalmente no setor do entretenimento – o qual envolve diretamente a indústria BL.
O avanço da pandemia ainda é imprevisível. Por isso, toda expectativa de mercado precisou ser colocada em segundo plano para que a saúde da população fosse preservada. Com base no cuidado, respeito e ações para o bem coletivo, países como a China, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Japão e Coreia do Sul se tornaram referências de combate ao avanço do vírus.
E, para isso, essas nações tiveram que se organizar e buscar alternativas seguras para prosseguir com o desenvolvimento econômico, onde inclui-se o mercado BL — um dos mais lucrativos e que se tornou um exemplo global ao se adaptar de forma notável diante das necessidades e demandas.
E como é de conhecimento geral, o campo de adaptações BLs/danmeis é um ramo muito recente na Ásia, uma vez que a popularidade dessas produções começou a ganhar forma a partir da metade da década de 2010. Então, de certa forma, ainda estamos vivendo um desenvolvimento e evolução dos mesmos.
Dito isso, fica fácil entender como o momento da pandemia, mesmo que devastador, foi responsável por causar profundas mudanças na estrutura do mercado de entretenimento boyslove — que, em 2020, foi completamente remodelado e conseguiu uma expansão histórica.
A quarentena foi a principal responsável por fazer com que as pessoas isoladas passassem a consumir mais conteúdos online, e justamente por isso, as web-séries dramáticas e filmes que compõem o universo BL viraram uma verdadeira febre nas redes sociais mundo afora.
Como maior exemplo da popularidade adquirida pelos dramas durante a pandemia, temos 2gether: The Series, um verdadeiro acontecimento que quebrou barreiras e recordes, atraindo um novo público e servindo de termômetro para as empresas investirem em suas produções nesse momento, ainda mais em dramas mais acessíveis.
Com isso, surgiram dezenas de títulos produzidos e lançados durante nesse período, como Gameboys, Gaya Sa Pelikula, Boys Lockdown, Meet me Outside e Hello Stranger, sendo todos esses produzidos nas Filipinas, um dos países que mais progrediu no domínio de produções boyslove na pandemia.
Mudança no formato das produções BoysLove
O formato das séries e filmes feitos durante o isolamento passou a ser um híbrido caseiro de médio e baixo orçamento, mas que ainda assim, fizeram sucesso e provaram o principal ponto de urgência definido pelo mercado: a necessidade de investir pesado na divulgação e na distribuição online.
O maior exemplo disso foram os diversos “fan meetings” realizados de forma virtual, com grandes investimentos e receitas das quais foram essenciais para o financiamento de produções que deveriam acontecer com os cuidados sanitários necessários e locações seguras.
Nesse ponto, a empresa GMMTV pode ser creditada como uma das maiores responsáveis por remodelar o mercado boyslove para além da Tailândia, tipo quando anunciou uma série de encontros online semanais envolvendo os maiores shipps, que seriam transmitidos através do V Live, uma ferramenta que se popularizou de maneira colossal nesse período.
As novidades acerca da promoção de séries e filmes não pararam por aí: em 2020, tivemos também a maior estreia global de um filme boyslove com Your Name Engraved Herein, feito na província chinesa de Taiwan e distribuído internacionalmente pela Netflix.
Com isso, foi estabelecido um laço que se atribui de forma essencial para o mercado BL: a introdução de títulos na gigante distribuidora global, bastante conhecida por popularizar o BL histórico chinês The Untamed.
E mesmo com grandes avanços, a indústria das adaptações BL não deixou de sofrer com o adiamento, cancelamento e cortes nas produções, que se estenderam ao longo de diversos meses.
Casos como o de 1000 Stars que, após diversos problemas na produção, teve finalmente sua estreia programada para 2021; e também o clássico final de Why R U?, BL Tailândes que ganhará remake em 2022 e que foi duramente afetado por causa da COVID-19, são os maiores exemplos do impacto negativo que a pandemia teve, ainda que sendo relativamente pouco.
Com o crescimento dos casos de infecções por COVID-19 na Tailândia, outros BLs e eventos foram afetados também, como 2gether The Movie, versão em filme do BL que a princípio iria estrear em 22 de Abril nos cinemas tailandeses, mas acabou sendo adiado devido à um novo surto do vírus no país, mas ainda sem uma data específica.
A estreia do filme no Japão, em junho, ainda permanece de pé. Um evento que também teve que sofrer mudanças por causa da pandemia, foi o concerto MILLIONBOYS que a GMMSHOW iria realizar em 19 e 20 de junho, mas foi adiado para Setembro.
Embora todo esse período seja marcado pelas dificuldades na produção, divulgação e distribuição dos BLs, podemos afirmar que estamos vivendo uma era de extrema importância para a indústria, não apenas por causa da superação e adaptação exemplar que as empresas tiveram, mas sim por causa de alguns títulos lançados e que são verdadeiros acontecimentos na história, como I Told Sunset About You, que agregou e impulsionou a qualidade reconhecível nas produções de temática feitas à partir desse período.
É evidente que mesmo sendo recente e ainda não tendo acabado, a pandemia criou contrastes perceptíveis em relação ao mercado asiático com o resto do mundo, uma vez que Hollywood e outros grandes nichos ocidentais, pouco conseguiram se desenvolver.
Enquanto isso, observamos atrás dos dados fornecidos pela Bangkok Biz News, um aumento significativo de 328% no consumo de BLs na Tailândia através dos serviços de streaming, que aqueceu o mercado sem depender dos moldes convencionais geralmente utilizados pelo resto do mundo.
Em suma, podemos observar que apesar das dificuldades, a indústria BoysLove deu uma lição universal sobre como fazer entretenimento respeitando a vida das pessoas.