In Your Heart China

Como a distribuição internacional tornou-se alternativa para BLs da China Continental

Embora as problemáticas acerca da liberação ou proibição de adaptações BLs na China tenha foco em questões como a crescente onda conservadora no país, pode-se dizer que o motivo que levou ao fim dessas produções em grandes meios de comunicação, é o temor que o governo desenvolveu em relação ao impacto que essas obras tinham no público consumidor.

O Estado chinês possui um método bem característico de resolver os seus problemas: ele faz com que o problema deixe de existir. Foi assim que os dramas BLs passaram a ser proibidos nos grandes meios de comunicação chineses — exceto as adaptações BLs/Danmeis —, pois, após a recepção negativa de produções como Addicted (2016) e a criação da Lei de Promoção da Indústria Cinematográfica, as autoridades chinesas passaram a limitar cada vez mais todo o tipo de mídia relacionada aos BLs. A partir disso, entende-se que a censura foi o principal meio usado para enfraquecer esse mercado.

Contudo, embora a venda e comercialização desse tipo de mídia tenha deixado de existir, o público, mais precisament, o nicho que reúne os fãs de BLs, seguiram consumindo tais dramas, sejam os internacionais através de aplicativos de vídeo e fansubs, ou os nacionais, distribuídos de forma bastante underground.

Desse modo, compreende-se que diversas alternativas são usadas para que os fãs tenham acesso aos BLs, como o uso de VPNs ou a postagem dessas obras nas redes sociais e fansubs.

Lançamento fora da China, voltado ao mercado internacional

Quanto a isso, quem enfrenta esses problemas são as produtoras, pois se não podem vender e comercializar as suas obras, o que resta fazer? Eis que então, a resposta para essa pergunta surge com o lançamento de Capture Lover (2020), o primeiro drama BL chinês lançado para a comercialização internacional.

E essa modalidade tem tudo para fazer com que a China torne a lançar BLs sem censura, já que embora sejam gravados em solo chinês, esses dramas são somente vendidos no exterior. Quanto aos fãs na China, seguem apenas consumindo aquilo que chega a eles através dos meios já citados.

Com isso, também, muitas preocupações foram levantadas, entre elas, em relação aos atores. Segundo rumores, após o escândalo de Addicted, os profissionais que protagonizam o drama passaram a ser perseguidos, o que, infelizmente, não pode-se afirmar, pois não há informações concretas sobre o que houve na época. Entretanto, ambos os envolvidos seguem trabalhando e fazendo o que faziam antes.

Agora, em relação aos atores dos BLs com foco no público internacional, felizmente, a preocupação não é necessária, uma vez que, dramas distribuídos fora do mainstream, seja no mercado underground, ou no exterior, acabam fugindo dos radares do governo. Como sabemos, quanto menos problema ou impacto essas produções causarem, mais livre elas serão.

O fato do governo chinês regular o mercado Boys Love, diz respeito a uma solução encontrada por eles. Na mesma linha, os dramas e as produtoras também encontraram as suas soluções. Atualmente, é possível notar um fluxo maior de BLs internacionais ou nacionais no país, principalmente os que não vão ao ar em grandes emissoras chinesas, pois os meios encontrados acabam contribuindo para uma constante movimentação de produções e atores que buscam promover os seus dramas para o público local.

Ohm Nanon China
Imagem: GMMTV

Por exemplo, podemos citar os tailandeses Ohm e Nanon, que alcançaram um destaque gigantesco entre os fãs chineses com o sucesso de Bad Buddy. Outro apontamento em relação ao consumo de BLs na China, são os tópicos do Weibo, principal rede social do país, e que indica a popularidade dos dramas e dos casais, os quais são bastante comentados pelos internautas.

Fora isso, é bastante comum ver as atividades de promoção em diferentes plataformas chinesas, desde lives de bate-papo, até interações dos atores com os fãs.

Nessa onda do consumo de BLs em solo chinês, o mais recente destaque, In Your Heart, tem tudo para alavancar a alternativa da distribuição comercial no exterior. O BL vem recebendo atenção tanto dentro quanto fora da China. No Weibo, a conta oficial do drama já passa dos 20 mil seguidores. A expectativa é que o interesse cresça e, consequentemente, mais produções do tipo ganhem espaço.

Com isso, conclui-se que, na China, existe sim um público que consome BL, mesmo que não exista uma comercialização efetiva de tais dramas, pois como citado anteriormente, existem diversas alternativas. Quanto ao governo, a preocupação deve ser em relação ao impacto que essa nova modalidade vai ter, porque, devido ao histórico de proibição, esse é o fator determinante para ditar os rumos das produções BLs vindas de lá. 

Matheus José

Graduando em Letras. Crítico, colunista e redator nos sites Jornal 140, VIUU, Suco de Mangá. Editor e supervisor de textos. Já passou por publicações da BoysLove Hub e China Word Notes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *