You Are Mine

Primeiras Impressões: You Are Mine

You Are Mine: equilíbrio perfeito entre humor e romance no escritório

Os romances de escritório envolvendo um empregado desastrado e seu patrão rabugento não são novidade no mundo das obras BL, sendo uma trope saturada em séries de TV do gênero. Só no ano de 2023, tivemos os tailandeses A Boss and A Babe, BedFriend The Series, e os coreano Love Mate e Jun & Jun. Mas desta vez, Taiwan traz sua nova aposta: You Are Mine. A pergunta que fica é: será que teremos algo novo e inovador ou apenas mais do mesmo? Convido você, caro leitor, a bater o ponto e explorar minhas primeiras impressões sobre essa recente produção da Vidol, a mesma equipe que esteve por trás de Stay By My Side.

Enredo de You Are Mine: O terror do RH?

You Are Mine nos apresenta a Yao Shun Yu (interpretado por Hsiao Hung), um jovem que acaba de entrar na empresa Xia Company, conhecida por ter funcionários belos e charmosos. Apesar da baixa autoestima, Shun Yu consegue entrar na empresa, mas com um impecilho: Xiao Shang Zhou (intepretado por Mao Qi Sheng) é o seu superior, que se atrai por ele de uma maneira que ele não esperava. Shang Zhou provoca o gentil Shun Yu, aumentando a pressão em um trabalho já difícil por si só.

You Are Mine
Imagem: Reprodução / Viki

Apesar de todas as dificuldades no ambiente de trabalho e das brincadeiras bobas de seu chefe ousado, Shun Yu consegue se adaptar bem à sua nova opção. Mas tem um porém: as coisas tomam um rumo inesperado quando ele se vê obrigado a sabotar um encontro às cegas com seu chefe. Como Shun Yu conseguirá separar suas responsabilidades profissionais das emoções que começam a surgir em seu coração?

Tensão homoerótica no escritório: uma dinâmica que cativa

Até agora, You Are Mine se destaca pelas interações entre Shun Yu e Xiang Zhou, respectivamente empregado e patrão na Xia Company. Em uma das cenas do segundo episódio, Xiang Zhou oferece a Shun Yu um treinamento de como amarrar uma gravata. Embora essa cena possa cair em um clichê comum em dramas de escritório, ela conseguiu capturar pequenos lampejos de química entre os atores.

You Are Mine
Imagem: Reprodução / Viki

Embora pareça apenas mais uma cena, esse momento revela a dinâmica em desenvolvimento entre os personagens principais. Mesmo que Shun Yu seja desajeitado e muitas vezes avoado , são as mãos habilidosas de Xiang Zhou que o guiarão com cuidado nessa jornada de trabalho. A simplicidade de Shun Yu, por sua vez, traz leveza ao coração pesado de Xiang Zhou.

Explorando questões de trauma

You Are Mine
Imagem: Reprodução / Viki

Avisos de conteúdo: possível menção à traumas de abuso sexual infantil. Esse é um tema sensível e potencialmente perturbador para alguns espectadores e merece uma abordagem cuidadosa no meio audiovisual.

You Are Mine não se limita a ser apenas uma comédia romântica. A série também se aventura nos territórios emocionais e psicológicos de seus personagens, revelando uma faceta desconhecida para aqueles que esperavam uma trama mais leve.

No desfecho do segundo episódio, uma sequência de cenas revela Shang Zhou tendo um pesadelo durante o sono – o pesadelo em questão parece sugerir que ele esteja lidando com um trauma de sua infância, evocando reflexões sobre estresse pós-traumático. Essa reviravolta na trama representa uma quebra surpreendente no clima até então estabelecido na série.

É relevante mencionar que algumas séries BL, como a tailandesa Tharntype, da autora MAME, foram criticadas por tratar de forma inadequada questões relacionadas a sobreviventes de abuso sexual infantil, caindo na armadilha da fetichização do trauma. Portanto, a expectativa é que You Are Mine entre nesse tema de forma responsável, evitando estereótipos prejudiciais.

Vale a pena acompanhar You Are Mine?

You Are Mine

A grande questão que se coloca é se You Are Mine merece ser acompanhada, especialmente com tantos outros dramas BL explorando o mesmo cenário. Alguns telespectadores acreditam que a série não traz nada de excepcional, talvez devido à saturação do gênero e dos clichês batidos nas obras Boys Love. No entanto, seu mérito reside na habilidade de equilibrar comédia, tensão homoerótica e drama. Se essa mistura for bem trabalhada, promete derreter corações, arrancar sorrisos e até mesmo provocar lágrimas em muitos espectadores. À medida que a série mergulha em temas mais profundos, como traumas e estresse pós-traumático, a narrativa promete surpreender e cativar vários tipos de público.

Embora You Are Mine não seja necessariamente um BL inovador, ele apresenta elementos intrigantes e um potencial de surpreender. Logo, se você é um fã de dramas BL em busca de uma história equilibrada e envolvente, pode valer a pena ser adicionada à sua (provavelmente extensa) lista de produções para acompanhar. Que tal dar uma chance? You Are Mine está disponível aqui no Brasil pela plataforma Viki.

Tobias Andrade

Estudante de Letras - Língua e Literatura Japonesa, apaixonado por obras LGBTQIA+ e no tempo livre, anda pelo mundo prestando atenção em cores que não sabe o nome, e analisando a homoeroticidade em todas as linguagens artísticas.