Quando foi lançado, há um ano atrás, Semantic Error impressionava a todos pela qualidade de seus incríveis detalhes de produção. Todavia, naquela época, pouco sabíamos do impacto que o BL causaria em toda indústria de adaptações.
Hoje, a obra pode ser vista, facilmente, como um clássico do gênero. Solidificando as bases de tudo que já havia sido feito no passado, principalmente por títulos como Where Your Eyes Linger, considerado o primeiro BL coreano aos moldes atuais.
Mas, longe de ser apenas um magnum opus do BL, Semantic Error também é um exemplo perfeito de produção que furou a bolha. O sucesso, comercial e de crítica, catapultou a série de uma forma nunca vista antes. A nível de comparação, talvez, apenas 2gether, de 2020, — outro clássico — tenha conseguido algo parecido.
Para além da bolha
As semanas que seguiram o seu lançamento, eram verdadeiros eventos. Claro que, uma produção desta proporção, com essa qualidade e um elenco carregado de ótimos visuais, os fãs não iriam esperar a série chegar ao fim para consumir aquilo que estava diante das suas mãos. Neste sentido, Semantic Error foi, proporcionalmente, crescendo aos poucos.
E quando atingiu um nível de popularidade gigantesco para os padrões coreanos, mais pessoas se interessavam e esse boca a boca virtual passaria a ser, de vez, a chave-mestra do sucesso inicial da obra. Outros fatores entram nessa soma, mas o público, especialmente nas redes sociais, foi quem fez o trabalho mais difícil.
Dias depois, Semantic Error estava nas TVs, nos jornais e nas revistas de toda a Ásia. Esse espaço concedido ocorreu de diversas maneiras, mas, precisamos lembrar que a grande maioria dos BL são tidos como web series ou outras subcategorias de seriados. Semantic Error, ainda que pertencesse a esse modelo, devido à sua qualidade técnica, passava a se enquadrar, então, junto de outros k-dramas de sucesso.
Essa mudança, que se deu pela mídia coreana não poder ignorar o insurgente sucesso do drama, foi importante para que o BL figurasse em nichos onde dramas com temática queer jamais se encaixariam.
Feitos incríveis
Essa volatilidade rendeu indicações e prêmios aos atores Jaechan e Seoham, como o de “Melhor Novo Ator”, no Bluedragon Series Awards; “Ator de Drama”, no Korean Best Brand Awards e no 58° Grand Bell Awards, e “Melhor Casal”, no APAN Star Awards 2022 — sendo a primeira vitória de um par aquileano na premiação.
Pela primeira vez, também, um BL entrou na lista dos “Melhores K-dramas do Ano”, feita pela renomada revista britânica NME. Semantic Error ainda superou dramas como Extraordinary Attorney Woo e Squid Game quando alcançou o 6° lugar de k-drama mais tuitado no mundo.
Isso, sem mencionar a alta demanda por atores procurando papéis em dramas BL na Coreia, como também o impulsionamento da carreira de Jaechan como idol no grupo DKZ, que bateu recordes de vendas e ganhou inúmeros seguidores nas redes sociais. “Este ano, o ambiente para atores preocupados em interpretar um personagem queer em dramas BL mudou por causa do sucesso de Semantic Error ”, disse Shin, produtor executivo de Semantic Error, em uma entrevista à revista Forbes.
Com uma média de 8.6 no Douban, concedida por quase oitenta mil pessoas no agregador chinês; e 4.2 no Letterboxd, avaliado por quase quatro mil pessoas, Semantic Error é, indiscutivelmente, um dos melhores e mais importantes BL de todos os tempos.